segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Um caso sobre Depressão


Uma pessoa me procurou em um trabalho voluntário que faço, encaminhada pelo Psiquiatra com o diagnóstico de Depressão. Tinha na época 66 anos, na primeira consulta ela me relatou que estava com falta de apetite e que já havia emagrecido uns 6 Kg, para ela fazia muita diferença devido a mesma ter 1.45 altura, dificuldade em dormir, chorava com frequencia e por qualquer coisa, dificuldade em sair de casa ... e foi nessa hora que ela me relatou algo que mais me chamou a atenção.


A paciente vendia Avon e Natura para sobreviver e a sua dificuldade devido a Depressão acarretava outro problema, a falta de dinheiro, pois se ela não saia de casa ela não vendia, e assim não tinha dinheiro.


Começei o tratamento exatamente nesse ponto: "Como vou ajudá-la a sair de casa?" . E assim comecei a dar "desafios" semanais a ela. Toda semana eu pedia para que ela fosse em um lugar, começando ao lado de casa, depois em frente, depois na primeira quadra e assim por diante, aos poucos ela foi se "libertando".


Passado algum tempo, ela me contou que sentiu vontade de ir ao cinema, antes da Depressão ela ia de 15 em 15 dias, e agora fazia meses que ela não conseguira ir, então ela se lembrou de uma frase que eu disse para ela na primeira sessão e muitas outras que se seguiram:

"O DIA NUNCA ESTÁ FEIO, É O TEMPO QUE NÃO ESTA BOM".



Então naquele dia que ela abriu a janela e o tempo estava chuvoso, ela pegou o seu Fusca e foi sozinha ao cinema.


Quando sofremos de Depressão, sair de casa parece algo impossível, um dia nublado é visto como um dia HORRÍVEL, cada pessoa sabe o sofrimento que essa doença causa, procure ajuda, ou melhor peça ajuda aos mais próximos e nunca se esqueça de procurar ajuda de profissionais, tanto do psiquiatra como o psicólogo.



Ahhhhh!!!!!! a minha paciente teve alta meses depois e hoje com os seus 70 anos, está feliz e vivendo bem, em dias ensolorados ou chuvosos.