segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O que fazer quando acontece a crise de pânico?


Se estiver em pé - sente

Se estiver dirigindo - estacione em um lugar seguro

Se estiver sozinho - procure alguém para ficar com você

Se estiver trabalhando- vá até o banheiro ou lugar aberto juntamente com um colega

Se estiver dormindo - sente na cama e chame alguém ou ligue para alguém
Se estiver tomando banho - saia do chuveiro e sente em um lugar seguro

Se estiver dentro de um elevador - desça no primeiro andar que o elevador parar

Se estiver dentro de um onibus - saia e vá para um lugar com pessoas ao redor e fale/ ligue para alguém conhecido




ENFIM.... busque ficar em um lugar seguro, com pessoas de preferencia conhecidas, pare de fazer o que está fazendo no momento da crise, e tente se concentrar em sua respiração, que deve ser lenta mantendo a mesma frequencia sem inflar o pulmão e não se esqueça que o que está acontecendo com você pode ser uma sindrome do pânico ou até mesmo algo físico por exemplo a hipoglecimia que tem sintomas bem parecidos em qualquer caso busque a orientação médica e pesquise sobre os sintomas, pois hoje ainda muitos médicos não sabem diagnosticar a sindrome do pânico e isso faz com que você faça o tão falado "tour médico".

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Gripe suína e Pânico


Ficar gripado é muito comum principalmente no Inverno, mas nesses últimos 2 meses ficar resfriado já está sendo motivo de pânico. Quando digo pânico, quer dizer desespero mesmo, as pessoas estão com medo de cumprimentar as pessoas, porque se beijar poder pegar gripe suína, dar um aperto de mão pode pegar gripe suína, respirar perto, entrar em um onibus, ir ao cinema, etc tudo gera medo, pânico de pegar gripe suína.
Sabem porque resolvi abordar esse assunto? Porque se as pessoas que não tem um diagnóstico de sindrome do pânico estão assim, imaginem as pessoas que tem esse diagnóstico? Então.... resolvi comentar um pouco.
Estar com a gripe suína ou qualquer outra doença não quer dizer que você vai morrer por causa disso, arrisco dizer que todas as pessoas que sofrem de sindrome do pânico, sentem que vão morrer devido as crises e na grande maioria pensam que vão morrer durante ela, mas, não é porque você sofre desse mal quer dizer que você tem mais possibilidade de morrer do que outra pessoa, o medo da morte te acompanha muito mais quando se tem esse diagnóstico mas não quer dizer que ela está mais perto de você do que do seu vizinho.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Um caso de melhora "rápida" de crise de pânico


Um paciente chega a meu consultório com diagnóstico de sindrome do pânico, o Psiquiatra lhe explicou que demoraria entre 15 e 20 dias para o medicamento (antidepressivo) fazer efeito e que até lá ele precisaria tomar calmantes para conseguir controlar um pouco as crises. Com essa previsão, eu não sei dizer se melhora ou piora a crise, porque o medo de ter crise é tão intenso, que muitas vezes nem o remédio "segura" uma crise de pânico.

Enfim, começamos a terapia, e fui ajudando-o a encontrar formas de "tirar" o foco do medo de sentir medo, juntos fomos encontrando a melhor forma de distraí-lo, como ele gostava muito de jogos de computador, dei a idéia de permanecer o maior tempo possível jogando, primeiramente ele escolheu jogos violentos, não deu nada certo, só aumentavam as crises, até mesmo filmes com enredo triste lhe causavam crises, mas depois de algumas tentativas ele se acertou com um jogo onde se construía cidades, civilizações... o resultado foi excelente, em pouco tempo suas crises começaram a diminuir e até mesmo aqueles pensamentos recorrentes (sabe aqueles que você não consegue tirar da cabeça por nada desse mundo?) começaram a desaparecer.
Dica: "Busquem sempre algo que lhe dêem prazer para "tirar" o foco quando se está sentindo o início de uma crise, isso dá certo! Lógico, com muito esforço e muita vontade de sair desse buraco".