segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Um caso de melhora "rápida" de crise de pânico


Um paciente chega a meu consultório com diagnóstico de sindrome do pânico, o Psiquiatra lhe explicou que demoraria entre 15 e 20 dias para o medicamento (antidepressivo) fazer efeito e que até lá ele precisaria tomar calmantes para conseguir controlar um pouco as crises. Com essa previsão, eu não sei dizer se melhora ou piora a crise, porque o medo de ter crise é tão intenso, que muitas vezes nem o remédio "segura" uma crise de pânico.

Enfim, começamos a terapia, e fui ajudando-o a encontrar formas de "tirar" o foco do medo de sentir medo, juntos fomos encontrando a melhor forma de distraí-lo, como ele gostava muito de jogos de computador, dei a idéia de permanecer o maior tempo possível jogando, primeiramente ele escolheu jogos violentos, não deu nada certo, só aumentavam as crises, até mesmo filmes com enredo triste lhe causavam crises, mas depois de algumas tentativas ele se acertou com um jogo onde se construía cidades, civilizações... o resultado foi excelente, em pouco tempo suas crises começaram a diminuir e até mesmo aqueles pensamentos recorrentes (sabe aqueles que você não consegue tirar da cabeça por nada desse mundo?) começaram a desaparecer.
Dica: "Busquem sempre algo que lhe dêem prazer para "tirar" o foco quando se está sentindo o início de uma crise, isso dá certo! Lógico, com muito esforço e muita vontade de sair desse buraco".

Nenhum comentário:

Postar um comentário