quarta-feira, 11 de março de 2009

TIPOS DE ANSIEDADE

Pacientes portadores de ansiedade tendem a superestimar o grau e a probabilidade de perigo em uma determinada situação dentre os tipos de ansiedade destacam-se:

Ansiedade de desempenho- reação associada a temores em relação à execução de uma tarefa, à possibilidade de ser avaliado criticamente por pessoas importantes ou significativas (freqüente na fobia social e na vida cotidiana)

Ansiedade antecipatória - reação antecipada, antes da ocorrência de uma situação estressante imaginada, fica remoendo como será a futura situação desconfortável que irá viver. (freqüente nas fobias sociais, quando o individuo imagina que no futuro irá entrar em contato com o novo desconhecido).

Quadro clinico quando tem claros sintomas físicos:

aumento da motilidade intestinal
aumento das secreções (urinárias e fecais)
cefaléia (dor de cabeça)
sudorese
taquicardia (batedeira)
tremores
tensão muscular

Características
as principais características externas, no transtorno ansioso é a pressa, é a vontade que a pessoa tem que as coisas acabem rápido, que elas se concluam, pressa para aliviar da sensação de perigo, o sentimento interior inconsciente é de medo de pressentimento de que algo de ruim possa acontecer que algo não vai dar certo .

Ansiedade normal
comum a todo os seres humanos, caracteriza-se por um sentimento difuso, desagradável e vago de apreensão, acompanha o crescimento normal, as mudanças novas e inéditas, e o encontro da própria identidade e o sentido de vida do indivíduo. Quando a ansiedade se intensifica alterando a vida do indivíduo e excede o período de seis meses, torna-se ansiedade patológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário