segunda-feira, 30 de março de 2009

Síndrome do Pânico - "Tour" Médico


Quando acontece a primeira crise não se sabe muito bem o que está acontecendo, o coração dispara, um desespero toma conta da mente, um medo de morrer a qualquer momento permeia os pensamentos e vem uma vontade “alucinada” de fugir. Para onde? Sei lá! É assim que muitos chegam ao meu consultório narrando à primeira crise de pânico.

Na primeira crise é comum acontecer o tour médico, devido a falta de informação tanto daquele que sofre a crise, como os médicos que os atendem, eu chamo de tour médico: quando você chega até o P.S. por exemplo, e o médico que te atende se tem a especialidade cardiologista, te encaminha para fazer exames cardiológicos, se a especialidade é neurologista ele pede um exame neurológico, é assim até que um médico que respeita e acredita que a mente somatiza no corpo alterando o seu funcionamento faz perguntas direcionadas a diagnosticar um ataque de pânico e por fim ele encaminha esse paciente ao médico especializado que é o Psiquiatra.

Definição de Psiquiatra: Médico especializado a investigar através do sofrimento psíquico alteração no comportamento, nos pensamentos, na rotina, no convívio: social, pessoal, profissional, etc .... e que sabe exatamente qual o medicamento você deve tomar para melhorar os sintomas que você sente no corpo, diminuir e até acabar com os pensamentos que “angustiam” os seus dias, que sabe diagnosticar exatamente o que você tem, ele é o único médico especializado que pode realmente te ajudar a se curar.

Quando falo de tour médico não sou totalmente contra, acredito que é importante fazer exames como uma forma de segurança que está tudo bem com sua saúde, pois isso é uma forma de se tranqüilizar e “descartar” qualquer possibilidade de estar sofrendo de outras doenças além da psiquiatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário