segunda-feira, 9 de março de 2009

TRATAMENTO MEDICAMENTOSO

Sedativos ansiolíticos , tranqüilizantes menores ou psicolépticos

Substâncias que anestesiam parcialmente a sensibilidade neuronal diminuindo a capacidade de excitação emocional, são usados em altas doses como pré-anestésicos para induzir o sono, servindo para combater o sintoma de ansiedade, mas não mexe na sua origem, funcionam como a “novalgina para combater a febre”, diminuem o sintoma mas não resolvem o problema....
Maior utilidade: quando a ansiedade está muito alta ou descontrolada, ou quando provocam insônia.
Desvantagens: podem causar pequena dependência física, importante dependência emocional e o uso prolongado podem causar tolerância.
Efeitos colaterais : sonolência, cansaço e fraqueza


Antidepressivos

Efeitos: (por ação sobre os neurotransmissores cerebrais) existe o aumento do nível de energia psíquica, fazendo com que a pessoa se sinta mais forte, diminui a quantidade de preocupações e de medo, aumenta a percepção e a clareza que a pessoa tem, fazendo ela se sentir mais segura e portanto menos ansiosa.
O segundo efeito é uma ação mais direta sobre a ansiedade, não causa dependência física, apresenta pouca tolerância, mas pode causar alguma dependência emocional, não tem efeito imediato, deve ser tomado por um período mínimo de quatro meses, tem alguns efeitos colaterais (principalmente nos dez primeiros dias) o mais comum é a diminuição da libido e o retardo da ejaculação, exemplos: cloridrato de sertralina, fluoxetina e desipramina.


Tranqüilizantes maiores ou antipsicóticos

Utilização: quando a ansiedade atinge picos altíssimos são também associados a doenças mentais mais graves: com alteração do pensamento e com alteração do senso-percepção ou por estados desencadeados por drogas alucinógenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário